Tuesday, October 6, 2009

Capa da Revista Bravo!

A revista Bravo! chegou nas bancas este fim-de-semana. Eu fotografei a matéria de capa com a Maria Bethânia. Foi uma experiência incrível e desafiadora. Por mais que eu me sinto confiante na minha capacidade fotográfica, um projeto desse apresenta desafios diferentes. Você tem que aprender muito sobre a pessoa, sobre seus hobbies, preferências musicais (no caso dela, isso é algo imprescindível), forma de se vestir, crenças religiosas, etc.

Ressalto muito a importância de se preparar ao máximo antes de conhecer alguém e fotografá-la. Antigamente os fotógrafos encontravam seus personagens num café e batiam um papo antes de começar as fotos. Assim tinham tempo de conhecer a pessoa, ver sua fisionomia, trejeitos expressivos, etc. Hoje, você tem uma estrutura midiática que compõe muitos dos desafios de um projeto que nem esse.

O personagem só tem meia hora. A revista quer um ensaio de 5-10 fotos. A assessoria de imprensa faz o seu papel de defender/promover o seu personagem. Pode ter produção de vídeo ao mesmo tempo. Você não consegue conversar com a pessoa com antecedência. Os prazos de entrega do material são curtos. Todo o seu equipamento tem que estar funcionando perfeitamente. Tem que ter backups de tudo. E não pode ter estrelismo. E nem ficar nervoso.

Fazer um sessão de fotos de um personagem do porte da Maria Bethânia pode ser muito complicado, mas é incrívelmente gratificante. Não são muitas as pessoas que conseguem a oportunidade de conhecer de forma íntima (por mais que seja por meia hora) uma cantora como a Maria Bethânia, mas quando se consegue, você agradece e faz um bom trabalho.