Tuesday, October 6, 2009

Capa da Revista Bravo!

A revista Bravo! chegou nas bancas este fim-de-semana. Eu fotografei a matéria de capa com a Maria Bethânia. Foi uma experiência incrível e desafiadora. Por mais que eu me sinto confiante na minha capacidade fotográfica, um projeto desse apresenta desafios diferentes. Você tem que aprender muito sobre a pessoa, sobre seus hobbies, preferências musicais (no caso dela, isso é algo imprescindível), forma de se vestir, crenças religiosas, etc.

Ressalto muito a importância de se preparar ao máximo antes de conhecer alguém e fotografá-la. Antigamente os fotógrafos encontravam seus personagens num café e batiam um papo antes de começar as fotos. Assim tinham tempo de conhecer a pessoa, ver sua fisionomia, trejeitos expressivos, etc. Hoje, você tem uma estrutura midiática que compõe muitos dos desafios de um projeto que nem esse.

O personagem só tem meia hora. A revista quer um ensaio de 5-10 fotos. A assessoria de imprensa faz o seu papel de defender/promover o seu personagem. Pode ter produção de vídeo ao mesmo tempo. Você não consegue conversar com a pessoa com antecedência. Os prazos de entrega do material são curtos. Todo o seu equipamento tem que estar funcionando perfeitamente. Tem que ter backups de tudo. E não pode ter estrelismo. E nem ficar nervoso.

Fazer um sessão de fotos de um personagem do porte da Maria Bethânia pode ser muito complicado, mas é incrívelmente gratificante. Não são muitas as pessoas que conseguem a oportunidade de conhecer de forma íntima (por mais que seja por meia hora) uma cantora como a Maria Bethânia, mas quando se consegue, você agradece e faz um bom trabalho.

Thursday, August 20, 2009

8 prêmios no International Photography Awards 2009!

E aí pessoal, queria compartilhar com vocês o resultado que saiu ontem de que ganhei 8 prêmios no International Photography Awards 2009!

É o quarto ano consecutivo que eu ganho prêmios nesta competição internacional. Este ano foram 7 menções honrosas e um terceiro lugar na categoria profissional (Editorial - Other). Clique aqui para ver as fotos dos finalistas - procure pela categoria Editoral-Other_ED PRO - e dos outros vencedores.

Queria agradecer ao pessoal da revista Audi e da Editora Trip por ter me dado a pauta de pesca oceânica e do Paulo Szot, a Carol Meirelles pelas pernas tatuadas, a revista Época pela pauta sobre o Vik Muniz e a Luciana Souza por acreditar em mim e me contratar para fotografar seu novo álbum "Tide". A sexta foto foi resultado de uma viagem pela Califórnia onde eu fotografei um garoto mexendo com uns troncos na praia...

Aqui abaixo estão as imagens vencedoras e suas categorias:

- Fishing Marlins - Terceiro Lugar na categoria Editoral/Other e 2 Menções Honrosas nas categorias Fine Art/Other e People/Other







- Luciana Souza "Tide" - Menção Honrosa na categoria Advertising/Music



- Vik Muniz - Menção Honrosa na categoria People/Portrait



- Paulo Szot - Menção Honrosa na categoria People/Portrait



- Carol's Legs - Menção Honrosa na categoria People/Lifestyle



- Untitled - Menção Honrosa na categoria People/Other

Friday, July 31, 2009

Guia bacana de viagens


Chequem o site Unlike.net "the definitive city guide for the mobile generation". É muito bacana. E tem de São Paulo, mostrando os lugares mais bacanas de arte, cultura e balada.

Friday, July 24, 2009

Luiz Maximiano em Amsterdã

Saturday, July 18, 2009

Mostra reúne fotografias feitas por cegos

Veja matéria da BBC Brasil.

Clique aqui.

Sempre me interessou estudar o processo fotográfico. Um filme que me marcou muito uns anos atrás foi Janela da Alma, onde um dos personagens é um fotógrafo cego (Eugen Bavcar). Antes de estudar fotografia, eu não acreditava que um cego poderia fazer uma foto que tivesse sentido visual, que não fosse só representação psicológica da sua imagem mental - "a foto exprime o sentimento de claustrofobia que sinto e etc". Mas depois de estudar por anos e praticar a fotografia, cada vez mais me sinto capaz de prever, pre-visualizar uma imagem. Mesmo que eu não clique na câmera, ela já existe na minha mente. Os elementos involventes, eu consigo montá-los todos de olhos fechados.
Exemplo, uma foto de rua, onde um homem esteja saindo da padaria com uma baguete na mão, luz dramática cortando ele na saída da porta, garoto caminhando de bicicleta e um carro passando. Tudo isso, se eu fosse cego hoje, eu conseguiria "ver" com meus outros sentidos e conseguiria montar uma imagem que fosse muito próxima aquilo que almejo. Então para pessoas que perderam a visão, mas já tem uma memória de lugares, coisas e pessoas, eu acredito que elas podem montar os elementos novamente e criarem imagem que um dias elas viram com os olhos.

De qualquer forma, a discussão é interessante. O último filme do Fernando Meirelles "Ensaio sobre a Cegueira" discute um pouco sobre como nos tornamos ao perder a nossa capacidade de enxergar. Uma pessoa saudável que perde a visão ainda sabe andar até o banheiro, mas não consegue enxergar se o vaso sanitário está sujo. Então olhar para a fotografia de fotógrafos cegos é como se a gente fosse ao banheiro. A gente já conhece o caminho, mas nós enxergamos de forma diferente aquilo que está na nossa frente.

Thursday, July 16, 2009

Comercial da Adidas Originals

Esse com certeza é um dos comerciais mais lindos que já assisti na minha vida. Segue bem a estética visual e narrativa que se vê muito hoje no bairro do Williamsburg, no Brooklyn, NYC, na fotografia de Ryan McGinley e nos documentários de cultura underground, como a pixação e os shows punks. O filme foi dirigido por Nima Nourizadeh. Ele nunca havia dirigido um comercial de tv (antes só tinha feito videoclipes), mas a agência Sid Lee, de Montreal, apostou nele e saiu uma obra-prima.

Wednesday, July 15, 2009

Dia da Bastilha - Torre Eiffel, Paris

Friday, July 3, 2009

Toledo, Espanha

Monday, June 29, 2009

Marrakesh, Marrocos


Ontem eu cheguei em Marrakesh, Marrocos. Que lugar! Com certeza o lugar mais exótico, surpreendente e visualmente rico que já visitei. Eu não tenho tido muitas oportunidades de ficar na internet, por isso não tenho atualizado o blog com imagens ou vídeos. Prometo que farei isso quando tiver mais tempo livre. Mas já coloco aqui uma imagem da praça Djemaa el-Fna, patrimônio mundial pela UNESCO, onde encontram-se encantadores de serpentes, contadores de história, artistas, andarilhos, restaurantes "móveis", adestradores ou "exploradores" de macacos, etc. Uma coisa é certa, é um lugar de grande intensidade de sentidos.

Friday, June 26, 2009

Europe #2

Monday, June 22, 2009

Europe #1

Claudia Andujar no Photo España 2009

Photo España - exposição 70's Fotografia e Cotidiano

Sunday, June 21, 2009

Photo España


Cheguei em Madrid ontem. Sai à noite para explorar a cidade e me assustei de quantas pessoas estavam com câmeras em mãos fotografando tudo desde amigos, prédios, situações turísticas, ordinárias, tudo que um olhar enxerga e interpreta.

Não é que achei a cidade mais apaixonada por fotografia do mundo (mas está bem perto!), mas é porque ontem estava rolando "La Noche de la Fotografia", uma das atividades da Photo España, hoje o maior festival cultural da Espanha. O evento começou dia 3 de junho e vai até dia 26 de julho.

PHE está se tornando um dos principais festivais de fotografia do mundo. A cidade é tomada de exposições, galerias, palestras com gente muito bacana. Junte uma arquitetura histórica, exuberante e preservada a uma seleção ótima de fotógrafos, a Photo España tem tudo para continuar despontando-se no cenário mundial.

Um exemplo da força da fotografia espanhola contemporânea pode ser visto agora no MASP, na exposição Terra em Transe, de Manuel Vilariño.

Um dos artistas exibidos na PHE 2009 é o fotógrafo brasileiro Mauro Restiffe, que tem ali a sua primeira exposição individual na Espanha. O show apresenta 40 fotos em preto-e-branco retratando arquitetura e vida urbana. Fotos de Brasília durante o empossamento do presidente Lula, motoqueiros parados no semáforo esperando a luz vermelha tornar-se verde e imagens de arquitetura de uma série chamada "Vertigem".

Para ver um slideshow com exemplos dos trabalhos exibidos no festival, clique aqui.

Tuesday, June 16, 2009

Europa por 2 meses

Sexta-feira estou viajando para a Europa. Vou ficar por lá 2 meses. É a primeira vez que vou viajar para o continente. Apesar de nunca ter ido para lá, a Europa sempre me fascinou e com certeza vou trazer muita experiência nova. Vou tentar compartilhar com vocês as coisas que irei presenciar, desde trabalhos de artistas bacanas até endereços de cafeterias e lojas descoladas. Continuem acompanhando o blog que vou escrever frequentemente.

Por que um novo blog?

Eu acompanho vários blogs diariamente. Tenho uma conta do Google Reader cheio de novidades todos os dias. Têm muita gente escrevendo coisas legais na web, mas também há um excesso de informação. Não existe filtro bom o suficiente a não ser o nosso próprio julgamento do que é bom e ruim.

Como fotógrafo, eu sempre defendi a idéia de ter seu próprio ponto de vista. É o que define a sua individualidade. Quando você lê um livro, sabe que tem um autor por trás, que mais ninguém poderia ter escrito aquilo do mesmo jeito. Na fotografia eu tento ao máximo exprimir algo da minha pessoa, seja otimismo ou melancolia. Com esse blog, eu extendo com palavras a minha habilidade de se expressar e ser interpretado.

Aqui vou postar fotos, vídeos, pensamentos, arte, entrevistas, tudo que me interessa e me afeta. Como o Vik Muniz diz: "Eu virei artista por coincidência, talvez por sorte, mas eu nasci professor."

Compartilhar é tão importante quando aprender. Que nem no final do filme "Na Natureza Selvagem", quando o personagem de Emile Hirsch está no leito de morte, ele exprime que se pudesse viver de novo, teria vivido as mesmas experiências, só que gostaria de tê-las compartilhado com alguém.