Sunday, June 21, 2009

Photo España


Cheguei em Madrid ontem. Sai à noite para explorar a cidade e me assustei de quantas pessoas estavam com câmeras em mãos fotografando tudo desde amigos, prédios, situações turísticas, ordinárias, tudo que um olhar enxerga e interpreta.

Não é que achei a cidade mais apaixonada por fotografia do mundo (mas está bem perto!), mas é porque ontem estava rolando "La Noche de la Fotografia", uma das atividades da Photo España, hoje o maior festival cultural da Espanha. O evento começou dia 3 de junho e vai até dia 26 de julho.

PHE está se tornando um dos principais festivais de fotografia do mundo. A cidade é tomada de exposições, galerias, palestras com gente muito bacana. Junte uma arquitetura histórica, exuberante e preservada a uma seleção ótima de fotógrafos, a Photo España tem tudo para continuar despontando-se no cenário mundial.

Um exemplo da força da fotografia espanhola contemporânea pode ser visto agora no MASP, na exposição Terra em Transe, de Manuel Vilariño.

Um dos artistas exibidos na PHE 2009 é o fotógrafo brasileiro Mauro Restiffe, que tem ali a sua primeira exposição individual na Espanha. O show apresenta 40 fotos em preto-e-branco retratando arquitetura e vida urbana. Fotos de Brasília durante o empossamento do presidente Lula, motoqueiros parados no semáforo esperando a luz vermelha tornar-se verde e imagens de arquitetura de uma série chamada "Vertigem".

Para ver um slideshow com exemplos dos trabalhos exibidos no festival, clique aqui.

0 comments:

Post a Comment